Caelis

Notícias

Formatura do Curso de Enfermagem - Faculdade São Tomaz de Aquino

Discurso do orador

Senhoras e senhores, autoridades presentes, coordenadora do curso de enfermagem, queridos mestres, pais e amigos boa noite! É com muita alegria e satisfação que venho proferir essas poucas e singelas palavras a cada um de vocês, não terei tempo em agradecer a todos afinal de contas o tempo é curto e precisaria de horas, mas prometo tentar. Pais aqui presentes e in memoria é imprescindível começar por vocês, graças ao amor e dedicação chegamos até aqui, noites sem dormir, luzes acesas e palavras de carinho nos motivaram dia após dia, pois é, sabe aquele dia que o cansaço tomava conta e as lagrimas vinham nos olhos? A força vinha de vocês, que não dormiam até a luz apagar, hoje percebo em cada olhar, alguns hoje em lagrimas que valeu a pena alias valeu muito a pena, cada sacrifício, cada batalha enfrentada, essa vitória não é minha não é nossa essa vitória e de vocês, ai muitos pensam, muitos criticam, enfermagem por que? Não da dinheiro, esta é saturada, e nesses momentos eu respondo mas eu não escolhi a enfermagem, ela quem me escolheu, o sentido de cuidar, proporcionar conforto, diagnosticar e ver um sorriso no outro não tem preço, nos fomos escolhidos no meio de uma multidão, e de coração aberto nos respondemos aqui estou!

Foram 5 anos de encontros e desencontros de lagrimas e de alegria, 5 anos de luta que pareciam não ter fim, e ainda tínhamos que aguentar aqueles que de forma insistente diziam “ menina troca de curso” enfim não vale a pena lembrar... mas sabe o que eles não entendiam e talvez não entendam nunca, é que sonho é sonho e para que ele se torne realidade é preciso acreditar, ser enfermeiro e dedicação, trabalho e anos de estudo é se doar e compreender que nada é fácil, porque sabemos que ainda não acabou, a partir de hoje um novo ciclo se inicia, oportunidades que agarraremos tenham certeza disso, pacientes serão perdidos e o coração vai balançar, vamos la colegas, amanha será outro dia, outro plantão virá, porem o que mais no enchera de orgulho vai ser a recuperação, um sorriso de alivio! Pois é, sabe aquele momento que a dor não mais incomodará e a ansiedade se chamara alta medica, enfim vira a sensação de dever cumprido.

A vocês nossos estimados mestres aqui representados por Jose Teixeira, Paulo Goes e Tercia Basilio, quantos de nos já não imploramos uma segunda chance? E olha que sabíamos a resposta ESTUDAR, ESTUDAR, ESTUDAR. Sem coração? acho que não, isso se chama dedicação, vontade de nos ver vencer e nos tornar os melhores enfermeiros a formar, alguém que vocês possam confiar.

Paulo Goes: O que dizer de ti nosso lindo, querido, estimado mestre e psicólogo, uma pessoa bela por dentro e por fora, quanto conhecimento, palavras de positivismo que nos motivaram até o ultimo semestre, sempre alegre e dedicado foi peça fundamental na concretização desse sonho obrigada pela confiança.

José Teixeira: A você nem sei o que dizer, rígido e muito comprometido, de inteligência indiscutível, sempre buscou tirar o máximo de cada um de nós, nossa quanta experiência que nunca exaltou em dividir, em compartilhar, sabemos que esse sonho também foi muito

esperado pelo senhor, que sempre disse eu sempre espero mais de você, sabe porque você será enfermeira e precisa ser 11 o 10 deixa para os outros ...obrigada!

Tercia Basilio: Me emociono em falar de ti, sempre tão compreensiva, solicita, nossa estimada e querida professora ou posso falar mãezona, sempre buscou de todas as formas possíveis na verdade eu diria que impossível nos ajudar, você nos acolheu como filhos e sabe qual foi o momento mais importante as suas palavras de incentivo quando tudo parecia muito difícil, isso sim e uma coordenadora, uma motivadora, obrigada

foram tantos momentos, lembro-me com apreensão o primeiro trabalho apresentado, minha mão suava e a voz estava embargada, quase não se ouvia uma palavra e 5 anos depois um TCC finalizado, quanta diferença caros colegas, como amadurecemos! e se me perguntar se aprendi só posso responder olha meu Tcc, pretensão? Acho que não, isso se chama dedicação!!!!!

Sabe aquela frase “vamos espremer o cérebro” eu espremi, e espremi e hoje estou aqui alias estamos aqui, era anatomia, metodologia, clinica medica gente antropologia, queridos colegas, vocês lembram da era do fogo filme onde não tinha som apenas ruídos eram os homens das cavernas e sua evolução, pois e 40 minutos e depois texto dissertativo sobre o contexto antropológico sobre visão das condições de saúde e sua evolução pois é, pensam que foi fácil eram 6, 7 ate 8 matérias por semestre e ainda tínhamos que trabalhar, semana de prova Misericórdia o que tinha de gente com dor de barriga enchia a UPA e olhando para vocês neste momento só lembro de uma frase alias OUTRA, essa dava medo “ A PROVA TA FÁCIL, BOA SORTE” Olha que ironia, todos se juntavam para falar a mesma coisa bom preciso lhes dizer uma coisa sobre essa frase dava medo, e era bem pior!!!!

Mas sabe de uma coisa espremi viu e sinto-me altamente digna e qualificada da enfermeira que me tornei que nos tornamos e como não falar de vocês meus queridos colegas que passaram 5 anos me aguentando porque eu sou chata e exigente vocês sabem disso!

Lissandra: De coração forte, mulher de fé, Deus em primeiro lugar, sempre buscando maneiras de aprender e de conhecer coisas novas, se esforçou e trabalhou muito pra chegar ate aqui, sucesso viu é de coração!!!

Jucilene Nery: Jucy parece briguenta o tom de voz assusta, mas tem um coração lindo onde a magoa não tem espaço, buscando sempre um jeito de mostrar que por traz dessa mascara de forte há uma mulher amável e carinhosa e que só precisa ser compreendida, tenha certeza terás o que quiser nessa vida.

Crispim nosso querido pim: agoniado, apressado e sempre de sorriso frouxo sabe aproveitar as oportunidades que a vida te oferece, simples e dedicado a profissão, amizade verdadeira posso esperar de você, com você não há problema e sempre soluções praticidade deveria ser seu sobrenome, continue assim as pessoas com esse coração que eu sei que você tem vai longe, você merece tudo de lindo na sua vida!

Carmem Lucia olha mas e carmem com M: Minha querida amiga e irmã enviada por Deus nessa caminhada, nunca desistiu né, e olha que tentaram né amiga? pois é foi Deus que te enviou como anjo nesses anos de estudos, acho que nem você sabe a importância que tem

na concretização desse sonho, que Deus ter abençoes e tudo que quiser será alcançado pois Deus reconhece o teu esforço e conhece o teu coração, obrigada por tudo!

A vocês Parentes e amigos se estão presentes neste momento e porque demonstram carinho a nossos esforços e nossa luta, nos vencemos apenas uma batalha, Balbino seu Paulo quantos momentos de impaciência vocês tiveram que aguentar.

Sr. Bernardo, Del, como não falar de vocês dois, nem sei como agradecer a vocês dois de coração bom, humilde e jeito sereno sempre solícito, vocês se preocupavam com nossa segurança e nosso bem-estar, amigos que levaremos para sempre em nosso coração, era café, almoço quentinho, palavras de carinho sempre buscando nos proporcionar conforto, olha fomos bem cuidado viu.

Sr.ª Ana Jacira nossa Diretora e Reitora, sempre presente, nunca desistiu de nos proporcionar o melhor e para isso mudou, mudou e mudou novamente, lutou com todas as suas forças e luta até hoje nos carregou nas costas igual ao caracol, obrigada e nunca desista, sempre valera a pena tentar mais uma vez. Obrigada!

É o vinho mais importante e o momento mais importante deixamos para o fim como esquecer de quem nos deu a vida e nos proporcionou cada segundo de satisfação e vitória, a ti meu Senhor e meu Deus renderemos graças todos os dias de nossas vidas nada disso seria possível se não fosse da tua vontade, do teu querer, obrigada pela força que as vezes sem explicação nos sustentou e nos momentos mais difíceis não nos deixou desistir, a cada segundo só agradeço por nos fazer sempre recomeçar e recomeçar e assim compreender que o teu amor nos fez vencer, a ti senhor toda honra e toda graça seja dada para sempre, BOA NOITE!

Texto da aluna Eliane - Oradora da turma

veja também Veja Também