Caelis

Notícias

Semana Jurídica

A Faculdade São Tomaz de Aquino realizou nos dias 07 e 09 de novembro a sua Semana Jurídica, que tratou de temas relevantes e atuais, contando com numerosa presença e participação de seus alunos e professores, bem como com a preciosa colaboração dos palestrantes convidados.

No dia 07 de novembro, o evento aconteceu no espaço multifuncional da sede da Faculdade São Tomaz de Aquino, tendo por temática o “Combate à Violência Contra a Mulher”. O assunto foi tratado com toda a experiência profissional da Delegada Titular do DEAM de Salvador, Dr.  Helenice Nascimento, que discorreu sobre “A Experiência da Polícia Civil no Combate à Violência Contra a Mulher”, com um valioso relato sobre a contribuição da Polícia Civil na prevenção e repressão dos crimes praticados contra a mulher. Em seguida, a ilustre Advogada e Professora Jianine Pichite, Mestranda pela UCSal, brindou o evento com o tema “As Relações Abusivas e a Violência Doméstica”. No auge de sua explanação, a palestrante relatou lamentar a necessidade da existência da Lei Maria da Penha para dar um tratamento diferenciado aos crimes praticados contra a mulher e foi veemente quanto à importância do empoderamento feminino, ressaltando que a mulher deve assumir de forma destemida e definitiva o seu papel na sociedade, sendo mãe e educadora de homens que respeitem com igualdade as mulheres.

No dia 09 de novembro, as atividades ocorreram no Espaço Xisto Bahia, com a abertura da noite com a apresentação de flautas das crianças do “Projeto Sons de Um Resgate”, importante projeto com sede no Município de Simões Filho, fruto da louvável iniciativa do senhor Ozeníldo Ramos e de sua filha Dionísia Ramos, com o objetivo de possibilitar a crianças e adolescentes o aprendizado de um instrumento musical, guiando-os de forma nobre para um futuro com novos horizontes de crescimento pessoal e profissional. As crianças demonstraram a grandeza do “Projeto Sons de Um Resgate”, tocando o Hino Nacional na abertura do segundo dia, bem como sucessos como Aquarela do Brasil e Despacito, emocionando a plateia. Em seguida, o Professor Técio Spínola Gomes, Doutor em Direito pela USP, tratou do tema “Direitos Civis da Pessoa Transexual”, posicionando-se sobre assuntos como a mudança de nome de pessoas transexuais, de forma clara e incisiva. O professor Técio pontuou que as implicações jurídicas sobre os direitos da pessoa transexual vão de encontro com preconceitos e no desrespeito à autonomia privada, e que essa situação precisa ser superada.

A Semana Jurídica soma-se ao sucesso da Aula Magna da Faculdade São Tomaz de Aquino, sendo evento que entrará definitivamente para o calendário da instituição, dada a importância de aproximar os estudantes da atuação profissional, bem como de possibilitar debates em ambientes diferentes que reforcem uma formação crítica e humanística.

veja também Veja Também